Panetone trufado

Essa receita eu inventei e não anotei medidas, foi tudo no olhômetro mesmo. Talvez por isso mesmo posso dizer que não é necessário se ater tanto nas quantidades usadas, basta usar o bom senso ;)
Bom, primeiro quero contar como nasceu esse doce.
Eu DETESTO panetones! Quando muito como o chocotone ou aquele só massa, sem frutas cristalizadas, sem passas. Acontece que todos os anos a empreiteira do Helio dá um cartãozinho e um panetone no final do ano. Tá certo que ano passado não deram nada, mas esse ano estava lá aquele panetonezão que eu não gosto e por isso sempre esqueço de deixar cortado, assim o Helio nunca lembra de comer e eu nunca lembro de dar pras meninas.
Precisava fazer alguma coisa com o dito cujo antes que vencesse a validade e pensei logo no Sorvetone, que parece ser delicioso, mas temos restrições quanto ao sorvete aqui em casa , então pensei: "Por que não rechear com chocolate?"
Marido chocólatra, filha mais velha chocólatra, filha mais nova que come qualquer coisa e eu que também gosto pouco de chocolate, acho que é uma boa idéia.
Baseada na cobertura de um bolo gelado de chocolate que às vezes uso como recheio de bolos também, precisei de:
  • 1 panetone
  • ± 400 g de chocolate amargo
  • ± 125 g de chocolate ao leite
  • ± 2 colheres (sopa) de margarina
  • ± 1½ copo americano de açúcar
  • 2 caixinhas de creme de leite fresco (400 ml)
  • essência de baunilha (opcional)
  • chocolate granulado para enfeitar
Cortei a tampa do panetone rente ao papel e retirei o miolo com uma colher. Não tirei o papel em volta dele, para deixá-lo mais firme.
Piquei o miolo na vasilha, deixando em pedaços pequenos e tomando o cuidado de não amassar.

Em banho-maria derreti cerca do 350 g de chocolate amargo. Pode derreter no microondas mas eu prefiro fazer da maneira tradicional, amo o cheirinho do chocolate quando está derretendo =p

Acrescentar a margarina e misturar até derreter.
Acrescentar o açúcar e misturar até derreter.
Acrescentar a essência de baunilha e misturar bem.
Retirar do banho-maria e misturar o creme de leite até ficar bem liso. Pode bater na batedeira se preferir.
Despejar essa mistura no miolo picado, mexer bem para a massa chupar bem o chocolate e rechear o panetone. Pode colocar até formar um "montinho" porque assim na hora que coloca a tampa ele se espalha e "cola" bem a tampa.

Coloquei de volta no saquinho, fechei bem e deixei no freezer até a cobertura ficar pronta.

COBERTURA:
Derreti em banho-maria o chocolate ao leite e o restante do chocolate amargo. Demorou um pouco pra conseguir deixar bem liso ò.Õ
Tirei o panetone do freezer e tirei o papel que o envolvia, já que a essa altura ele estava bem firme.
Despejei o chocolate derretido por cima, salpiquei chocolate granulado e deixei na geladeira pra podermos comer depois do jantar.
Dica: Vá espalhando o chocolate com uma colher tomando o cuidado de não deixar a cobertura muito grossa, eu deixei e ficou impossível conseguir cortar sem quebrar a cobertura inteira.

O granulado estava branco logo que tirei da geladeira, mas depois voltou à cor normal, vai entender...
Ficou muito bom. Essa quantidade que usei recheou bem um panetone de 750 g. Você pode fazer as alterações que quiser para rechear panetones maiores ou menores, alterar a quantidade de açúcar para ter um doce mais ou menos doce, por mais ou menos baunilha, dar uma umidecida no panetone com rum ou leite antes de rechear. Variações mil. Da próxima vez acho que vou experimentar colocar umas nozes picadas no recheio e enfeitar com nozes não picadas na cobertura, deve ficar show.
Servida com uma bola de sorvete de creme deve ficar melhor ainda. Mas... temos restrições quanto ao sorvete aqui em casa.

*Clique nas fotos se quiser ver ampliadas.

Up:
Se estiver no Brasil, ou em qualquer outro país que tenha acesso a produtos brasileiros, use creme de leite sem soro. Aqui o creme de leite brasileiro custo os zóio, então acabo usando o creme de leite de caixinha que é infinitamente mais barato.

Imprimir artigoGuardar como PDF

2 Comentário(s):

EU MULHER qui jan 29, 12:51:00 PM  

Amiga, hoje vi no supermercado uns panettones de 1kg em uma super promoção e não comprei porque sou igual a vc, não gosto com frutas cristalizadas. Vou amanhã mesmo comprar um para fazer igual ao seu.

Obrigada pela dica.


Gostei da música do seu blog.

Beijão

PAI ZILÔ DE OGUM JUNIOR seg nov 29, 05:24:00 AM  

vOU FAZER IGUAL TBM. aDOREI A INVENÇÃO. pARABÉNS!
cONTINUE CRIANDO, ADOREI SUA CRIATIVIDADE.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

  © Blogger template Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP