Pão de ló português


Eu conhecia como Bolo Gelado. As receitas que eu tinha de  pão de ló eram feitas de suco de laranja ou água, mas achei em vários sites como pão de ló português que achei melhor manter o nome.

Amo. É fofíssimo, leve e derrete  na boca quando você come ^^
  • 5 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 copo de leite morno
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de óleo
Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar e continue batendo até ficar cremoso. Junte a farinha de trigo e o fermento em pó.  Por último desmanche a margarina e o óleo no leite morno e misture à massa mexendo com a mão levemente. Leve para assar em forno aquecido em assadeira untada por 30 minutos.

Calda
  • 1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite
  • 100 g de coco ralado
Misture o leite condensado, o leite e o leite de coco. Corte os pedaços de bolo e passe cada um deles na calda, em seguida pelo coco ralado.  Embrulhe em papel alumínio e deixe na geladeira.

Dicas
Eu peneiro o açúcar em uma vasilha. A farinha e o fermento peneiro junto em outra vasilha. Coloco o leite no fogo com a margarina e o óleo e vou separando os ovos. O tempo que levo até as claras ficarem firmes é o suficiente para esfriar o leite.  E coloco uma pitada de bicarbonato para deixar as claras mais firmes, se não tiver bicarbonato pode colocar uma pitada de sal.

Como minha batedeira é dessas pequenas ela não bate se eu colocar toda a farinha e depois misturar o leite, então eu coloco metade da farinha, metade do leite, o restante da farinha e o restante do leite. Não desligo a batedeira porque deixo tudo à mão, fica um pouco de farinha e clara nas bordas da vasilha que eu misturo com uma espátula e despejo na forma.

Coloco o forno pra esquentar na hora que vou começar a bater. Coloco na temperatura máxima e abaixo para 200º C na hora que coloco o bolo para assar, dependendo da temperatura ambiente o tempo varia mas eu deixo em  torno de 40 minutos no máximo.

Pode colocar algumas gotas de baunilha se gostar, eu não costumo por. Se quiser um bolo colorido é só colocar corante. Se quiser sabor chocolate substitua 1 xícara de açúcar por 1 ½ xícaras de achocolatado.

Dá bastante massa então não encha a forma até a borda porque transborda, deixe em torno de 3 dedos livres porque cresce bastante e depois murcha um pouco.

Eu passo margarina no fundo da forma, coloco papel vegetal e passo mais uma camada de margarina.  Não passo margarina dos lados e nem passo farinha.  Assim ele cresce de maneira mais uniforme e fica fácil de desenformar.

O tempo que assa varia de um forno a outro, então fique de olho e faça o teste do palito quando achar que está bom.  Tire do forno e já passe uma faca nas bordas para soltar o bolo, assim evita que ele afunde no meio.

Eu esquento um pouco o leite com o leite de coco antes de misturar o leite condensado para derreter a gordura do coco. Pode colocar cravo e canela pra dar um cheirinho se gostar.

Espere o bolo esfriar um pouco para passar na calda, assim não chupa tanto e pra mim 100 g de coco ralado é muito pouco, eu uso 200 g pra mais.

Imprimir artigoGuardar como PDF

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

  © Blogger template Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP