Massa de macarrão

Amo massas, frescas então... hummm... Mas infelizmente eu não acho massa fresca vendendo por aqui, aí achei uma receita super-hiper-fácil e simples que resolvi experimentar. A original está aqui.
  • 100 g de farinha de trigo (Hakurikiko)
  • 100 g de farinha de trigo para pão (Kyourikiko)
  • 2 ovos M (eu usei L)
Misturar tudo até ficar uma massa homogênea.  É uma massa bem dura e requer muita força.  Eu tinha muitas coisas pra fazer então coloquei na máquina de pão para misturar.



Deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente e com um rolo abra a massa em superfície enfarinhada.  Eu usei máquina de macarrão, tanto para esticar como para cortar.


Dividi a massa em duas partes e fiz talharim e espagueti.  Fiquei na dúvida se congelava uma parte assim sem cozinhar ou se congelava já cozido, no final acabei cozinhando tudo XD

Como não vai sal na massa eu acrescentei um pouco na água, junto com um pouco de óleo também.  Tive muito medo que derretesse tudo na água mas ficou bem firme e cozinhou sem problemas.  Não olhei o tempo exato mas calculo que cozinhou em uns 10 minutos.

Ficou divino com molho ao sugo.


Aprovadíssimo! Não sobrou pra poder congelar ^^

Bom, eu estiquei uma massona comprida e cortei no formato compridão.  Foi burrice, é melhor esticar e cortar placas menores antes de cortar no formato, assim não se perde tanto tempo desembaraçando >.<

E agora vou começar a experimentar para fazer lasanha, canelone, rondelli, ravioli (eu ainda compro essa forma), com molho branco, outros molhos e misturando espinafre, suco de cenoura ou suco de beterraba na massa.  Também vou experimentar fazer em uma quantidade maior para experimentar congelar.  Será que dá certo ao alho e óleo?

Agora quero esse "varal" para macarrão também, além, é claro, do motor para a minha máquina . E olha que maravilha esse compartimento para ravioli >.<

E para quem quiser uma máquina, não é tão caro e é ótimo pra fazer massa de pastel também. Aqui e aqui tem vários modelos com tamanhos e preços diversos.

Imprimir artigoGuardar como PDF

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

  © Blogger template Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP