Toubanjan
Dou Ban Jiang, é uma pasta apimentada amplamente usada na milenar culinária chinesa, onde Sichuan é seu maior produtor. Li que é o tempero mais divulgado dessa região, mas sinceramente eu não conhecia até pouco tempo atrás, quando vi em alguns programas de culinária na tv.
豆板醤 - トウバンジャン - Toubanjan
Em inglês, broad bean chilli past ou chilli beans souce. Na wikipedia japonesa está escrito que é feito de sora mame (空豆). Tentei traduzir e tanto broad bean como sora mame vira feijão fava e não tenho idéia do que isso seja. Mas sei que sora mame é um grão grandão e saboroso que às vezes encontro no mercado.
Feito da fermentação do sora mame, soja, arroz, óleo de soja, óleo de gergelim, sal, açúcar e pimenta vermelha. Pode ser usado para fazer maboudoufu, chilli souce, chahan, omeletes, nabemono, nimono, temperar frangos ou carnes de porco. Na verdade acho que pode-se usar em qualquer prato apimentado =P
A versão original chinesa é mais escura do que a japonesa basicamente pelo tempo de fermentação. Na China espera-se 3 anos para utilizar o preparado e no Japão usa-se depois de 1 ano. Também li que na China não se usa pimenta, apenas o sora mame.
Diz-se que estimula o apetite, abaixa o colesterol, previne a arteriosclerose, estimula o intestino, melhora a memória e existem teorias que inibe a incidência de câncer.
Bom, essas informações foram conseguidas através de pesquisas e não sei até que ponto estão corretas, coloquei aqui apenas a título de curiosidade.
Use com moderação, por ser bastante salgado não coloque uma quantidade uma grande de uma vez e a capsaína contida nas pimentas pode irritar o estômago.