Rakkyou
Minha mãe sempre fez essa conserva mas eu nunca me interessei em aprender a fazer, apesar de adorar comer. Não sei a tradução correta, em minhas pesquisas vi que chamam chalotas (será que é apenas em Portugal ou no Brasil também se fala assim?).
Esses dias vi que estava vendendo no mercado, deve ser época que o povo colhe e faz a conserva porque tinha muito e, bem, não achei muito barato, mas também não é tão absurdamente caro. Resolvi fazer e quando fui, finalmente, comprar estava pela metade do preço ^^
Bom, na verdade tinha um pacote limpo por ¥500 e o que ainda precisava ser limpo por ¥200. Claro que peguei o mais barato, mesmo que acabe rendendo menos, porque não sei se Karina vai comer. Melissa e Helio eu nem alimento ilusões que eles se disponham sequer a experimentar.
Como o pacote que eu comprei pesava 500 g, vou fazer apenas metade da receita.
500 g de cebolinha rakkyou limpo
★ 100 ml de água
★ 125 g de açúcar em pedra
175 ml de vinagre de arroz
¢ 50~100 g de açúcar em pedra
¢ 1½ pimentas vermelhas picadas
Esfregue os rakkyous em água. Trocando a água várias vezes e escorra toda a água.
Ferva uns 3 copos de água em uma panela e mergulhe os rakkyous por 10 segundos. Escorra a água e reserve.
Enquanto os rakkyous estão secando naturalmente, misture em uma panela a água e o açúcar (★). Leve ao fogo e desligue quando ferver, não é necessário que o açúcar tenha derretido completamente. Misture o vinagre quando amornar (lembre-se que o vinagre não vai ao fogo)
Seque os rakkyous com papel toalha e coloque em um vidro esterilizado. Coloque o açúcar (¢), a pimenta (¢) e a mistura com o vinagre. Dê uma leve mexida para misturar tudo.
Os rakkyous não devem entrar em contato com o ar, então se a quantidade de líquido não foi suficiente para cobrir os rakkyous, cubra-os com um pedaço de filme plástico. Eu não coloquei o plástico e coloquei mais água com vinagre até cobrir.
Feche bem e mantenha em um lugar escuro e fresco. Poderá ser consumido depois de 1 mês. Eu guardei em um compartimento que tenho no chão da cozinha, é fresquinho mesmo no verão.
Não está escrito por quanto tempo pode ser guardado, mas como não vai conservante, imagino que não dure tanto tempo assim.
Não existe a necessidade de conservar em sal antes de usar o rakkyou.
O açúcar em pedra que eu escrevo é o 氷砂糖 (koorizatou), parece uma balinha. É o açúcar líquido endurecido e quebrado em pedaços, não confunda com o açúcar em torrão o Kakuzatou (角砂糖), que são cubinhos de açúcar cristal. Tem em qualquer mercado.