Bolo-pudim de chocolate

Sempre fiz bolo-pudim com bolo normal, tipo pão-de-ló.  Esses dias achei uma receita com bolo de chocolate e resolvi experimentar, mas fiz algumas modificações =P

Na verdade, acho que ainda não está do jeito que eu gosto com o bolo mais molhadinho e uma camada maior de pudim do que de bolo, mas ficou bonito e saboroso, não muito doce.  Outro dia faço outra experiência, senão minhas cobaias acabam enjoando aqui =D


Calda
1 xícara de açúcar

Colocar em uma panela e levar ao fogo baixo até derreter tudo.  Não mexer com colher senão perde o ponto.
Despeje em uma forma de pudim, forrando toda a borda e deixe esfriar.

Pudim
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 ovos
algumas gotas de essência de baunilha

Bata tudo no liquidificador e reserve.

Bolo
3 ovos (claras em neve)
½ xícara de margarina
1 xícara de açúcar
1½ xícaras de farinha de trigo
½ xícara de chocolate em pó (cacau)
½ xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata as gemas, o açúcar e a margarina até formar um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha de trigo, o chocolate em pó e o leite e bata até misturar tudo (fica bem duro).

Bata as claras em neve e acrescente o fermento quando estiver firme.  Misture as claras ao restante da massa.

Montagem
Coloque o pudim na forma e o bolo por cima.  O bolo fica boiando aos pedaços e dá a impressão que não vai dar  certo mas não se preocupe ele separa direitinho enquanto assa.  Nunca coloquei o pudim sobre o bolo pra saber se dá certo também.  Se alguém experimentar, me conte ;)

Leve ao forno pré-aquecido em banho-maria.  Asse durante 1 hora e meia a 240ºC. Espere amornar para desenformar e leve à geladeira.

Eu achei que o bolo ficou muito seco e reguei com um pouco de leite antes de desenformar. Como eu disse, não ficou bem do jeito que eu queria, vou experimentar colocar mais um ovo e menos margarina na massa do bolo da próxima vez.  Além de fazer mais calda, achei que ficou muito pouco.  Talvez umas 2 colheres de água na hora de esquentar o açúcar ajude a fazer uma calda menos queimada.

Lembrando que o tempo que fica assando e a temperatura variam de um forno a outro. EU fiz assim e deu certo pra MIM  ;)

Ah, usei uma forma de 25 cm de diâmetro e encheu até a borda.  Felizmente não transbordou mas essa receita inteira não cabe em uma forma menor.  Não creio que precise ser uma forma com buraco no meio porque eu fazia em formas redondas normais. Faça em duas formas se não tiver uma forma grande.


É divertido decorar um prato =P

Update

Mais fotos ^^


Imprimir artigoGuardar como PDF

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

  © Blogger template Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP